terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Último Sarau de 2010


Nesta quinta-feira, 16 de dezembro, das 19h às 22h, acontece antecipadamente a última edição do Sarau dos Amigos em 2010. O destaque é a obra do artista plástico Apres, um dos fundadores do encontro. Sua nova série retrata as plantas nativas inseridas na paisagem urbana, um trabalho para conclusão do bacharelado em Artes Visuais na UFMS. Com a técnica de óleo sobre tela, o artista reuniu uma série de paisagens urbanas de Campo Grande e de cidades da Europa.

Há cinco anos Apres saiu da Bahia e se encantou com a quantidade de arvores em Campo Grande. “Fiquei impressionado, inclusive, com as árvores frutíferas, que atraem muitos pássaros. Não é em toda capital que você ouve um Sabiá cantando na sua janela todos os dias”, destaca.

O 36º Sarau dos Amigos destaca ainda o produtor cultural e DJ Givago Oliveira, que apresenta a intervenção cênic “Touch me”, misturando teatro e música eletrônica para falar de discriminação, religiosidade e sincretismo. O Núcleo Teatral Sarau dos Amigos, sob a direção de Thathy D. Meo apresenta cenas divertidas do cotidiano.

Zacarias Mourão é lembrado no documentário “Um Pedaço do Céu” (2010, 20 min.), dos jornalistas Douglas Queiroz, Hugo Crippa e Karla Lyara. O Vídeo resgata a história do homem que colocou Mato Grosso do Sul no mapa musical brasileiro.

Vários artistas interagem na programação, que é aberta, seguindo a tradição do encontro. Lizandra Garcia volta ao Sarau com seu repertório de Pop e MPB, Elânio apresenta músicas infantis e natalinas, o violonista Douglas Lara faz sua primeira apresentação como músico, seguido pela dupla Léo Marques & Aurélio, Lucas & Rian, além do compositor Tiago Oliar.

O corredor do Sarau recebe exposições de artesanato como Mauro Yanase, Clayton Ambrósio e Miriam. Espetinhos de carne e bombons são outra atração trazida por pessoas da comunidade para comercializar no espaço.

Em janeiro o Sarau dos Amigos comemora três anos de atividades.

Serviço: O Sarau dos Amigos acontece nesta quinta-feira, 16 de dezembro, na casa do ator e jornalista Eduardo Romero. Rua Elvira Matos de Oliveira, 927, Universitário, região sul de Campo Grande. A entrada é um quilo de alimento, que são destinados aos Vicentinos da Paróquia Santa Rita de Cássia. Informações pelos telefones (67) 9619-6703, 9215-3082 ou 8175-2922.

APRES

O artista Apres é conhecido pelo mural pintado em 2008 na parede do laboratório do CCBS. A obra está localizada no corredor próximo as agências bancárias da UFMS.

Em Campo Grande, Apres já expôs no Projeto de Extensão “Exposição de Artes Plásticas no CCHS”, Ministério Público Estadual, Sarau dos Amigos, Bar e restaurante Pequenos Pecados, UFMS, Augustus Restaurante e no colégio Sealp.

Dia 7 de janeiro Apres embarca para Salamanca, na Espanha, onde participa do Programa Top Espana no Curso de Língua e Cultura Espanholas promovido pelo Banco Santander. Além do intercâmbio de conhecimento, o artista pretende pesquisar as artes plásticas do país.

Givago Oliveira

“Touch me” é a apresentação do produtor cultural e DJ, Givago Oliveira, que traz a proposta de discutir por meio da música e de interatividade com o público, a opinião dos mesmos acerca de discriminação, religiosidade e sincretismo.

Givago que contabiliza uma carreira de 10 anos tocando na noite paulistana, realizou projetos musicais em casas como A Loca, Festa Ping Pong, O Gato, Dona Dolores, nunca se prendendo a um repertório musical, mas transitando entre elementos como a música eletrônica, rock e black music e muito Indie pop contemporâneo.

O set list promete fazer todo mundo balançar no Sarau, com bailarinos circulando na pista de dança, cartazes e um quadro negro e giz para que as pessoas possam manifestar suas opiniões e idéias. Compareça e participe desta celebração de respeito ao próximo.


Documentário
O vídeodocumentário “Um Pedaço do Céu”, dos jornalistas Douglas Queiroz, Hugo Crippa e Karla Lyara resgata a história do homem que colocou Mato Grosso do Sul no mapa musical brasileiro. O poeta, compositor e jornalista Zacarias Mourão nasceu em Coxim em 1928, cidade esta que foi sua principal inspiração, tanto para suas músicas como suas poesias. Zacarias rodou o Brasil divulgando a música do então Estado de Mato Grosso, e em todos os lugares por onde passou e para todas as pessoas que cruzaram seu caminho, Zacarias dizia que todos deveriam conhecer Coxim, pois a cidade é “um pedaço do céu na Terra”.

Partindo desta frase, os jornalistas contam a trajetória deste, que foi o primeiro, e talvez o maior incentivador da música sul-mato-grossense. Nomes como Délio & Delinha, Dino Rocha e Amambaí & Amambaí ganharam projeção graças ao apoio de Zacarias. Quando era ainda conhecido como o “Menino Tió”, Zacarias, então com 11 anos, plantou a muda da árvore que inspiraria sua canção mais conhecida, o pé de Cedro. O pequeno arbusto encontrado por Zacarias na beira do rio cresceu e se transformou no símbolo de Coxim. Quando completou 15 anos, Zacarias foi morar em Campo Grande e aos 21 mudou-se para o Rio de Janeiro, voltando para Coxim apenas em 1959. A primeira coisa que fez quando retornou a cidade natal foi chorar abraçado ao tronco do pé de Cedro, e começou a escrever a letra do seu maior sucesso, “Pé de Cedro”. Com depoimentos de músicos, jornalistas, parceiros e familiares, o documentário narra a trajetória de Zacarias desde quando era apenas o “Menino Tió” até a sua prematura partida em 1989. Zacarias Mourão foi o pioneiro e o mais importante divulgador da música e dos músicos sul-mato-grossenses. “Um Pedaço do Céu” é um pequeno trecho dessa trajetória, sempre pautada pela emoção, pelo amor, e é claro, pela música.

Um comentário:

  1. Muito bom!! Para encerrar o ano com chave de ouro!!Congratulações a toda equipe do Sarau!!!

    ResponderExcluir